domingo, 6 de março de 2016

A Del mocracia das Mídias Digitais

Se há um preceito constitucional que não se cria nas Mídias Digitais é o da liberdade de expressão. Posso ter a liberdade que bem entender. Todos devem ter a liberdade que considerarem essencial. Mas, ninguém escapa da tecla “DEL”, o mais violento dos preceitos autoritários e individualistas, porém, a menos democrática das possibilidades da Mídias Digitais. Se eu não concordo com o que pensas, deleto e pronto. A tecla “DEL” me dá o direito de excluir que não pensa como eu. E me dá o direito de convidar a quem não pensa como eu a ir embora. Sumir. É como se eu dissesse: “dê um DEL na sua vida junto a minha”. São essas “facilidades” que nos levam a refletir sobre o próprio conceito de democracia e respeito ao outro. Nas Mídias Digitais, se eu não gosto, se não pensa como eu penso, basta deletar. Com isso, perdemos a chance de exercitar a tolerância. Logo, perdemos a chance de amadurecer como ser humano. Um caso a se pensar com muito mais profundidade.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.