quinta-feira, 10 de março de 2016

A modernização da Educação no País

Reclamamos tanto dos reacionários da política. Mas, de forma geral, somos tão (ou mais) reacionários em Educação quão os reacionários da política. Temos, por exemplo, na Pós-graduação, uma estrutura curricular fechada, baseada em sala-de-aula. Em alguns casos, quase uma extensão do curso de Graduação. Quer visão mais reacionária que esta? Impedir estudantes de graduação de se matricularem em disciplinas da Pós-graduação, por exemplo, é outra demonstração do atraso. Ainda bem que, em alguns, cursos, já se aceita que as disciplinas cursadas por estudantes de Graduação nos cursos de Pós-graduação sejam aproveitadas como disciplinas optativas dos cursos de Graduação. É a forma mais lógica de integração da Pós-graduação com a Graduação. Parece pouco, no entanto, é um avanço de proporções inimagináveis, que só se nos apresentarão no futuro. Estruturas curriculares mais flexíveis e possibilidades de aproveitamento contínuo de o quê se cursou é um dos passos fundamentais para a modernização da Educação no País. Oremos!


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