Reclamamos tanto dos reacionários da política.
Mas, de forma geral, somos tão (ou mais) reacionários em Educação quão os
reacionários da política. Temos, por exemplo, na Pós-graduação, uma estrutura
curricular fechada, baseada em sala-de-aula. Em alguns casos, quase uma extensão
do curso de Graduação. Quer visão mais reacionária que esta? Impedir estudantes
de graduação de se matricularem em disciplinas da Pós-graduação, por exemplo, é
outra demonstração do atraso. Ainda bem que, em alguns, cursos, já se aceita
que as disciplinas cursadas por estudantes de Graduação nos cursos de
Pós-graduação sejam aproveitadas como disciplinas optativas dos cursos de
Graduação. É a forma mais lógica de integração da Pós-graduação com a
Graduação. Parece pouco, no entanto, é um avanço de proporções inimagináveis,
que só se nos apresentarão no futuro. Estruturas curriculares mais flexíveis e
possibilidades de aproveitamento contínuo de o quê se cursou é um dos passos
fundamentais para a modernização da Educação no País. Oremos!
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