terça-feira, 29 de março de 2016

A neutralidade aparente da Ciência

Tenho acompanhado, em algumas listas, “cientistas” brasileiros a defender que as entidades que vos representam não devem se manifestar no momento atual “nem para um lado nem para o outro”. É o típico pensamento de quem considera que a Ciência é neutra. Ledo em engano. Há tempos se sabe que a Ciência se uniu ao capital para o referendar. E assim tem sido feito ao longo da história recente. Numa hora, no entanto, em que a democracia do País está em jogo a omissão é um equívoco histórico. Apelar para o discurso da neutralidade da Ciência para esconder o medo dos cientistas de se comprometerem não convence ninguém. Os que tomaram esta posição que me perdoem, mas, é algo patético. Afinal, na própria Ciência há uma corrente que defende o envolvimento com o objeto de pesquisa, portanto, completamente oposta à neutralidade.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.