segunda-feira, 14 de novembro de 2016

A ética de professores e professoras

Entendo que a maior cobrança ética que se deve fazer aos professores e professoras, nem sempre é a que se faz na estrutura educacional. Para alguns, é reprovar muito. Isso seria uma prova de eficácia e eficiência “por não deixar” que estudantes (para eles) incompetentes, seguirem em frente. Para outros, dentre eles eu, nossa maior ética é educar bem o maior número possível de estudantes. É se importar com os estudantes, cuidar para que saiam bem-formados, por mais que tenham dificuldades. Há uma espécie de dissonância permanente entre estes dois grupos dentro das escolas, quaisquer que sejam os níveis. Imagina que cobrar muito e bem dos estudantes faz parte do processo educacional permanentemente. O que não se pode ter é a reprovação como meta nem a aprovação pela aprovação. Tenhamos equilíbrio!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.