sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Pós-graduação não salva o mundo

Há tempos escrevi sobre o peso que, especialmente a classe média, dava ao fato de os filhos “serem obrigados” a cursar “uma faculdade”. Os tempos mudaram e, ao que parece, a necessidade subiu de nível. Ter “uma Pós-graduação”, atualmente, equivale às exigências de tempos idos. É preciso entender, no entanto, que Pós-graduação não salva o mundo nem o mundo da pessoa. Talvez, no máximo, aumente o nível de renda da pessoa, porém, é incapaz de transformar todas as pessoas em pesquisadores. Eis aí, provavelmente, o problema enfrentado pela Pós-graduação brasileira, ou, quem sabe, pela Ciência. O fato de cursar ou ter cursado Pós-graduação não necessariamente transforma a pessoa em cientista. Nem mesmo o cientista salva o mundo. Não salvamos o mundo. No máximo, podemos mudá-lo, ao mudar as pessoas. E isso se faz com Educação e Ciência. Precisamos pensar mais sobre o assunto para evitarmos que o futuro das pessoas seja centrado apenas nestes caminhos.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.