domingo, 6 de janeiro de 2019

A democracia pode ensinar


Fiz uma postagem no meu Facebook que gerou polêmica: “ser contra este governo é o mínimo exercício de inteligência: não esperem de mim capitular. Sou contra estes insanos desde antes das eleições”. Algumas pessoas comentaram que mudam de opinião e que este é o exercício da democracia. Era quem pensa que devemos aderir a qualquer coisa que se faça ou que diga só porque são “resultado da democracia”. Ou resultado de uma disputa democrática. O que a democracia tem a ensinar é exatamente isso: não se precisa aderir “aos vencedores” para se ser democrático. Manter a postura de oposição, não doentia, mas, crítica, isso sim, é democracia. Talvez essa seja a nossa maior missão: aprender com o rito democrático de discordar, mas, seguir em frente. Ou é isso ou é o Golpe. Se não aprendermos, ainda corrermos riscos. Sejamos realmente democráticos!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.