sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

A tosca e eterna arrogância



De repente, não mais que de repente, surge um abaixo-assinado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), denominado “Somos todos Ufam”, que mais parece nome de chapa e trabalho de algum grupo contra o reitor Sylvio Puga e o vice, Jacob Cohen, apoiadores da mensagem governamental deixado pelo presidente Michel Temer prevendo a criação da Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas, em Parintins e Itacoatiara e da Universidade Federal do Médio e Alto Solimões, em Benjamin Constant e Coari. Estão certos o reitor e o vice, mais ainda as unidades do interior que precisam de autonomia financeira, administrativa e acadêmica. Querer manter o interior sob o jugo eterno da capital é uma mentalidade tacanha e atrasada. Há sim, condições para que cada um dos campi seja universidade. Pensar pequeno é tentar manter a estrutura atual. Tudo baseado na tosca e eterna discussão de que “não se deve dividir”. Num estado com o tamanho do Amazonas, querer que se tenha apenas uma universidade federal e um poder central sobre todos os campi é coisa de quem tem mentalidade pequena e tacanha. Deixemos de ser hipócritas centralizadores e passemos a discutir a mudança do ponto que está. Dar dez passos atrás e fazer abaixo-assinado para tudo voltar ao ponto zero é, no mínimo, posição arrogante e prepotente.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.