terça-feira, 1 de janeiro de 2019

A expressão do subconsciente nacional


Curiosamente, hoje ao ver um destas famosas séries, um dos personagens, ao citar Graham Greene, vaticinou: “Os serviços secretos são a única medida real da saúde política de uma expressão do subconsciente de uma nação. A única expressão genuína do seu subconsciente.” Ele tramara um golpe contra a presidente eleita dos Estados Unidos. Ele reconhece: “O que eu fiz é imperdoável. Mas, não sei se foi errado. Há algo dogmático, perigoso, antiamericano.” Coincidência ou não, eu me vi na realidade brasileira. Não sei se os serviços secretos daqui possuem tanta eficácia quanto a CIA e o FBI, mas, ao que sei, fizeram um estrago com a democracia do País. E ainda há um super-ministro posando de “bonzinho”. Acordaremos? Não sei quando, mas, minha convicção, como todas as decisões tomadas neste País nos últimos anos, é que acordaremos. Quando? Ainda vivemos momentos de torpor. Mas, acordaremos!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.