sábado, 18 de janeiro de 2020

A Arte que nos ensina


“O Auto da Compadecida” parece ser a síntese da esperteza do brasileiro que o brasileiro mediano e reacionário tenta emplacar dia após dia. Todas as vejas que revejo o filme ou a série fico com a impressão de que o esperto considera que a esperteza é monopólio seu. Esquece que na vida, para cada esperto há um esperto e meio. A Arte, como tudo na vida, pode nos ensinar: se tivermos dispostos a aprender. A máxima de um comercial de cigarros de que “o brasileiro quer levar vantagem em tudo” talvez tenha nos ensinado pouco. João Grilo e Chicó, quem sabe, não nos ensinam mais? Quando estamos abertos a aprender sempre, aprendemos até com quem não nos ensina. Certamente, com a Arte, fica mais lúdico aprender.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.