domingo, 5 de janeiro de 2020

Intimidade e boa educação


Em tempos de Mídias Digitais, há quem reclame de ser “educado” e os “atos de educação doméstica e civilidade” serem confundidos com “cantadas”. Ser educado, no entanto, não significa intimidade. Atos de educação que ultrapassam o limite da civilidade e tentam gerar uma intimidade que não existe, quer seja de homem para mulher quando de homem para homem ou qualquer outro gênero, pode ser sim tratado como “cantada” ou até como assédio. É preciso respeitar a cultura do lugar e das pessoas. Por exemplo, se no local, as pessoas se cumprimentam como um leve beijo no rosto, quaisquer que sejam os gêneros, isso não passa de um ato de civilidade. Se este não é o modo de agir do grupo, quem o faz, no mínimo, comete abuso e desrespeito. Pense nisso!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.