terça-feira, 17 de abril de 2012

Paulo Freire virou patrono da Educação


Como homenagem é algo mais que merecido o fato de o educador Paulo Freire ter sido declarado “patrono da Educação brasileira”. Sonho, porém, com o dia em que as ideias de Freire sejam efetivamente postas em práticas e não-apenas citadas e apresentadas como mero proselitismo acadêmico. Ele deve ser o educador brasileiro mais citado em teses e dissertações, bem como nos Trabalhos de Conclusão de Cursos. No entanto, suas ideias e seis ideais pouco são postos em prática. Fala-se, até, equivocadamente, em um método Paulo Freire. A não ser que eu esteja redondamente enganado, Freire é uma espécie de Paul Feyerabend nacional, que nem de método gostava. Pregava a liberdade, a realidade, ou seja, a vida, como fonte do processo educacional. Como imaginar que ele teria um método educacional? Se os admiradores das suas ideias se limitassem a defendê-las e praticá-las a educação nacional, certamente, daria um salto de qualidade.

Um comentário:

  1. se Paulo Freire fosse realmente lido pelos tantos que o citam, quiçá poderiamos esperar que nao se limitassem a ele, pois ele fala de teorias que a muito outros autores ja haviam falado, classicos que se colocados na frente desses tantos que o citam, assustados fugiriam, pois Paulo Freire é lido em pequenos trechos que costumam ser levados à sala de aula como referencia para que os alunos procurem se aprofundar neste autor e nos autores que foram fonte de inspiração para seus livros, porem a realidade é outra. lê-se apenas o q o momento obriga encerrando em aforismos ideias q os alunos acreditam estar contidas neles. preguiça mental. dia desses presenciei uma conversa de uma aluna de mestrado em educação reclamando do seu orientador para q ele trocasse a bibliografia que este havia passado, a alegação foi surpreendente vinda de um grau tao elevado da academia, é complicado demais professor, nao consigo entender o que ele diz, afirmou ela. O autor a que estava se referindo era mikhail bahktin que é um dos classicos do dialogismo. maior foi a minha surpresa quando o orientador concordou e fez o q a moça pedia.

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.