domingo, 29 de abril de 2012

A prepotência como estratégia na Educação


Há, ainda, na Educação brasileira, em todos os níveis, uma espécie de estratégia da prepotência. É como se os professores soubessem tudo e os estudantes nada tivessem a acrescentar. Esse tipo de postura revela extrema fragilidade e desconhecimento de que a Educação é um processo que depende da participação plena de todos os envolvidos, inclusive a família. Sem que isso ocorra, não há Educação. No máximo, transmissão de conteúdos que, nos mais das vezes, não são assimilados pelos estudantes. Quando se tem clareza de que a Educação é processual, a prepotência dos conteúdos cai por terra. Passa-se a valorizar o Jurgën Habermas denominava “mundo da vida”. Nesse mundo, as ações comunicativas são essenciais para estabelecer os elos do processo. Quando os professores tomarem consciência de que os estudantes precisam de acolhimento e compreensão nos ambientes de aprendizagem. Nesses ambientes não há espaço para a “estratégia da prepotência”. Todos crescem juntos com base no respeito às diferenças.

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