quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Internacionalizar é olhar para si

Será amanhã, às 9h, no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) a abertura do "I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOCIEDADE E CULTURA NA PANAMAZÔNIA: INTERDISCIPLINARIDADE, DESAFIOS E PERSPECTIVAS", evento do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura (PPGSCA). O mais importante do encontro, embora esteja no título o termo internacionalização, é uma reflexão sobre, efetivamente, o que é internacionalizar. Engana-se, por exemplo, que pensa que internacionalizar é abrir as portas "para o estrangeiro" e pronto. É, acima de tudo, olhar para si e ver quais as possibilidades de troca. Só assim se pratica, com ganhos para os lados envolvidos, a internacionalização. Caso não, se transforma em colonização. E ao voltar o olhar para a interdisciplinaridade, o PPGSCA da UFAM se prepara sim para a internacionalização.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 13/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.