sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A interdisciplinaridade disciplinar

A mesa “Desafios e perspectivas na Avaliação da Pós-graduação brasileira” foi o ponto alto do segundo dia do XXXI Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação realizado em Goiânia. E ficou muito evidente que mudanças ocorrerão no processo de avaliação para que o discurso da “responsabilidade social” da ciência, seja, de fato, incorporado à avaliação. Uma das falas, porém, chamou-me mais a atenção: "A interdisciplinaridade estará nos programas disciplinares. Nosso sonho é que a área interdisciplinar deixe de existir" (Professor Valdir Fernandes - DAV/CAPES). A mim me parece evidente que a abordagem interdisciplinar será o foco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), principalmente porque não apenas o professor Valdir Fernandes, mas também, o atual diretor de avaliação, Arlindo Philiphi Jr, são entusiastas e especialistas no tema. No entanto, o que denomino de “nova perspectiva do olhar” sobre a ciência precisará contaminar os demais membros da comunidade de cientistas e pesquisadores. Caso contrário, serão belas diretrizes que não se refletiram em nenhuma mudança na forma de olhar os programas disciplinares com viés inteiramente interdisciplinar, como é o caso do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que já incorporou a tendência da interdisciplinaridade na disciplinaridade desde a criação.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 19/11/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.