quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Novo caso de plágio na Pós-graduação

Aos poucos, o que parecia um animal sagrado na Pós-graduação, o plagio, começa a ser combatido com o rigor que sempre deveria ter sido feito. Uma professora da Universidade Federal de Roraima (UFRR) teve o título de doutora obtido na Universidade de Brasília (UnB) cassado. Os argumentos o assunto é tratado com cautela para não macular o círculo fechado de mestres e doutores não se sustenta. Doutores e mestres são seres humanos como todos os demais: erram e acertam, são éticos ou não. Mais de que falta de ética, copiar o trabalho dos outros sem citar a fonte, a mim me parece, ser um caso de polícia. Como em todas as áreas, talvez a impunidade fosse o fator que mais colaborava para que as denúncias de plágio fossem uma espécie de tabu na área. Os primeiros títulos cassados no Brasil indicam que se tomou um novo rumo. Para o bem da Pós-graduação brasileira.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.