sábado, 7 de novembro de 2015

A universalização do acesso

A discussão em torno do processo seletivo, que abordamos da postagem anterior, “Lendas do mercado da Educação” só existe porque, no Brasil, ainda não se aprofundou algo muito mais importante: a universalização do acesso à Educação Superior. Enquanto o tema for considerado um tabu, as pessoas tratarão o acesso com descrença ou com desvalorização. Ou com supervalorização. É por isso que a sociedade encara com descrença a forma de acesso às instituições particulares e supervaloriza os “vestibulares” das instituições federais. Com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) talvez os dois polos da visão mudem. Nada impede, por exemplo, que as instituições particulares também passem a adorar as notas do ENEM. Certamente, a sociedade passaria a acreditar mais nas seleções para aquelas instituições. Como consequência, as lendas urbanas a respeito do acesso às instituições particulares diminuiriam muito ou poderiam ser eliminadas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.