segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

A liberdade vigiada na Escola

O discurso de que a Escola pode nos libertar de algo se nos apresenta, no mínimo, como duvidoso. Se há um lugar no qual o mantra da libertação mais parece discurso vazio é a Escola. Que mais aprisiona que liberta. Você, professor ou professora, experimente “se libertar” do Plano de Ensino ou do Plano de Curso? Algum estudante já foi capaz de se libertar da “grade curricular”? E o que fazer, quando se tem tempo para estudar, com o “limite de créditos”? Ao que parece, existe mesmo é uma liberdade pra lá de vigiada. Assim sendo, é quase impossível um ser sair da Escola pronto para o exercício pleno da liberdade e da autonomia se lá, na Escola, raro foi o momento no qual houve prática condizente com o discurso da liberdade e da autonomia. Há muito o que ser conquistado. Mas isso não nos impede de lutar!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 07/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.