quinta-feira, 8 de junho de 2017

Avaliar não é o nosso forte

Ao que tudo indica, nós, os professores e professoras das universidades, não nos relacionamos muito bem com o verbo avaliar. Temos uma tendência, talvez por sermos órfãos do método cartesiano, em medir. Esquecemos que a medição é uma das fases, talvez a preliminar, do processo de avaliação, algo muito mais amplo. E quando se tem a tendência da medição, pouco se avalia. Nós, os professores e professoras, somos ases em aplicar provas, mas, o que fazemos com o resultado delas? Nada, porque avaliar é processo. Logo, aplicar a prova é a primeira fase. Depois dela, rotas devem ser corrigidas e novas provas devem ser feitas continuamente até que metas de aprendizagem sejam alcançadas. Sem falar dos aspectos práticos: avaliar é trabalhoso, requer dedicação, de professores e estudantes. Aplicar provas, muito mais simplório. Pensemos nisso!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.