terça-feira, 4 de julho de 2017

A redação dos objetivos educacionais

Redigir objetivos educacionais nem sempre é tão fácil quanto parece. Por exemplo, um professor de Educação Física que tenha redigido o seguinte objetivo, “ao final da disciplina os estudantes devem ser capazes de correr 100m” poderá ter uma surpresa nada agradável. Um dos seus estudantes pode fazer o percurso em 10s, mas, o outro; em 1h. Todos, no entanto, atingiram o objetivo. A nota, neste caso, pode restar prejudicada, justamente, pela péssima redação do objetivo. Aconteceria, da mesma forma, com o professor (ou professora) que em uma prova, perguntasse: ”O que você acha da Revolução Industrial? ” É o tipo de pergunta para a qual cabe qualquer resposta. Logo, qualquer resposta deveria receber a mesma nota. Às vezes, portanto, o erro é de quem pergunta e não de quem responde. Estejamos atentos!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.