quinta-feira, 27 de julho de 2017

Ganhar dinheiro não é pecado

No capitalismo, nunca foi pecado ganhar dinheiro. Aliás, muitos não querem nem saber a origem do dinheiro: contando que seja ganho. Nas universidades públicas, principalmente nas federais, há uma corrente que defende a venda total, ampla e irrestrita de serviços e outra corrente que o espaço público, financiado pela sociedade, não pode ser usado para interesses particulares, dentre eles, “ganhar dinheiro”. Faço parte deste segundo grupo com muito orgulho. Portanto, não foi “falta de sensibilidade”, como muitos alegam, brecar projetos que geravam incomensuráveis benefícios individuais, quando exerci o cargo de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Reafirmo, ganhar dinheiro não é pecado, mas, usar toda a estrutura física e de laboratórios das instituições públicas em benefício próprio não pode ser aceito. Percentuais de recursos para inventores e autores de projetos que gerem riquezas paras a universidades é uma coisa. Percentuais ínfimos, que apenas justificam a utilização do espaço físico e de jovens pesquisadores (como bolsistas) é outra. A desonestidade intelectual e o cinismo, até hoje, balizam tal discussão. É preciso aprofundá-la!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.