segunda-feira, 24 de julho de 2017

Estrutura de poder arcaica

O tanto que discutimos a respeito da falta de avanços na Educação do País tem relação direta com a nossa pouca capacidade de aceitarmos a novidade, quando se trata de mudar a estrutura de poder na sala de aula. Neste ponto, nós, os professores e professoras, não nos libertamos daquela estrutura mental arcaica que nos transforma em “donos” dos saberes, logo, autoridades em relação aos estudantes. Esta autoridade, evidentemente, é inegável. Acontece que precisamos mudar a estrutura de poder que se nos apresenta na sala de aula tradicional. Precisamos criar espaços de trocas, implodir a estrutura de poder existente. Em assim não sendo, avanços serão sempre barrados ou, se existirem, poucas ranhuras provocarão na estrutura de poder.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.