O tanto que discutimos a
respeito da falta de avanços na Educação do País tem relação direta com a nossa
pouca capacidade de aceitarmos a novidade, quando se trata de mudar a estrutura
de poder na sala de aula. Neste ponto, nós, os professores e professoras, não
nos libertamos daquela estrutura mental arcaica que nos transforma em “donos”
dos saberes, logo, autoridades em relação aos estudantes. Esta autoridade,
evidentemente, é inegável. Acontece que precisamos mudar a estrutura de poder
que se nos apresenta na sala de aula tradicional. Precisamos criar espaços de
trocas, implodir a estrutura de poder existente. Em assim não sendo, avanços
serão sempre barrados ou, se existirem, poucas ranhuras provocarão na estrutura
de poder.
Visite também o Blog de
Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson
Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.