domingo, 23 de julho de 2017

O processo de aquisição de conhecimentos

Creio que não se trata, meramente, de uma troca de termos. Os termos “Plano de Aula”, “Plano de Curso” ou, até, “Plano de Aprendizagem”, como costumei a usar ultimamente, dizem pouco a respeito do processo que se dá nos ambientes de aprendizagem. Já nem gosto deste termo, também, porque, o que deveríamos ter são “ambientes de aquisição de habilidades”, “ambientes de troca de saberes”, “ambientes de aquisição de conhecimentos” ou coisas parecidas. Saberes, conhecimentos, habilidades são as trocas que fazemos com os nossos estudantes. Temos a ensinar? Certamente. Temos a aprender? Também. E muito! Daí ser fundamental não mudarmos apenas os termos, mas, nossa concepção do processo. Que não pode ser simplesmente um processo de transmissão de conteúdos. E algo maior. Que só muda a partir de nós.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.