sábado, 22 de setembro de 2018

Assepsia política é histórica na Universidade


Ontem, ao conversar com colegas professores da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), lembrei-me de um certo Reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) que se elegeu pregando o distanciamento total dos partidos políticos e da política. Até hoje fico a me perguntar como um discurso tão contraditório venceu dentro de uma universidade pública tradicional do porte da UFAM? Mas, venceu! E depois venceu de novo. À época, combati arduamente o que chamei de assepsia política. A universidade é o lugar da política. Que a quer asséptica, todos e todas que a quiseram asséptica são responsáveis pelo momento político atual de rumo às trevas. Durante muito tempo, fiz “mea culpa”. Mas, não posso ser culpado. Nunca defendia a assepsia política na universidade, semente do tal pensamento atual da “escola sem partido”. Portanto, não posso me sentir culpado se um nazista, fascista, misógino e homofóbico chegar à Presidência da República. O descompromisso político e a ideia de assepsia política ainda são enormes na universidade brasileira em geral. Seria importante se nós, internamente, em cada uma das nossas instituições revíssemos nossos comportamentos. Assumíssemos a importância da participação política em todos os níveis. É a única forma que temos de evitar que mentes reacionárias e retrógadas com as atuais nos vençam. Repito: a universidade é o lugar da política. E assim deve sê-lo sempre!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.