terça-feira, 11 de setembro de 2018

Mentes medianas, pessoas medianas


Durante muito tempo fiz mea culpa por não entender o porquê de mais de 20% dos brasileiros desejarem a volta de militares ao poder, agora, por meio do voto. Depois dos recentes episódios e das declarações abertas de votos em “O Inominável” e de um recém-formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) me “mandar” rasgar o diploma, descobri, com atraso, que “mentes medianas, com diploma ou não, são um perigo para a sociedade”. Como consequência, nós, professores e professoras, não podemos sentir culpa pelas escolhas das pessoas, ainda que tenham passado pelas escolas. Cérebros permanecem os mesmos, mentes podem se expandir. Com a expansão das mentes, as pessoas melhoram. Há, porém, quem passe pelas escolas, especialmente as universidades, por passar. São como batatas jogadas ao tempo: mentes medianas, pessoas medianas. Como descobrir se a pessoa tem mente mediana e continua mediana? Pelas escolhas feitas ao longo do tempo. Optar por nazistas, fascistas, homofóbicos, misóginos e racistas, por exemplo, é uma medida. Muito provavelmente, fui educado para ser assim. E ainda devo ter alguns traços. Luto, todos os dias, para expandir a mente. Não quero ter a mente mediana. Quero ver o mundo e as pessoas com outro olhar e corrigir erros cometidos no passado. Porque não querer mudar para melhor como ser humano também é um indicador das pessoas medianas. Quem nasce, cresce, vive e permanece como pessoa mediana, não morrerá melhor. Será uma pessoa mediana independentemente dos diplomas e títulos que obtiver. Seja mediano ou mediana se quiser. É um direito atrofiar a mente para pior.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.