sexta-feira, 28 de setembro de 2018

O permanente exercício da tolerância


Sei que não é nada fácil e, às vezes, perco as estribeiras. Ainda mais em função do momento político de polarização que enfrentamos. Porém, exercitar a tolerância sempre, é que devemos “exigir” de nós mesmos, se tentamos ser pessoas equilibradas. Acontece que não é apenas em época de polarização que perdemos o prumo. Pessoas próximas, às vezes amigas e queridas, são vítimas das nossas explosões. Não há outro jeito: temos de desenvolver o que se pode chamar de inteligência emocional. Nitidamente, em Roraima, por exemplo, alguém foi escalado para provocar o presidenciável do PDT, Ciro Gomes. Sabiam que ele tem “pavio curto” e fizeram um teste público. Gomes foi reprovado! Assim fazem conosco o dia todo, a vida toda. Quase sempre, atribuímos a quem provoca uma espécie de culpa pela nossa falta de inteligência emocional. Mas, cada um de nós tem de aprender a se controlar. É um desafio permanente. Figurativamente, é como levar uma tapa na face direita e oferecer a esquerda. Fosse fácil, todos estaríamos neste nível de domínio das emoções. É um desafio que poucos conseguem vencer ao longo da vida. Sigo a tentar. Nem sempre consigo, por isso: #elenao, #elenunca!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.