domingo, 5 de maio de 2019

Serviços prestados incomodam


Pode ser que não incomode a ninguém, mas, a mim me incomoda muito quando a pesquisa toma o rumo, pura e simplesmente, da “prestação de serviços”. A tendência é a perda completa da credibilidade, por conseguinte, da autonomia. Um dos exemplos mais clássicos disso são as chamadas “pesquisas eleitorais”. Elas não deixam de ser pesquisas, mas, pelos interesses envolvidas e as astronômicas quantias empregadas, perdem a credibilidade e caem no ridículo. Quando se quer transformar a pesquisa produzida nas universidades em mera prestação de serviços, corre-se o risco de a universidades deixarem de olhar para a sociedade e passem a defender apenas os interesses dos patrões, os patrocinadores das pesquisas. A universidade que faz “prestação de serviços” corre o risco de deixar de servir à sociedade para servir meramente financeiros, logo, particulares.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.