Pode ser que não incomode a ninguém, mas, a mim me
incomoda muito quando a pesquisa toma o rumo, pura e simplesmente, da “prestação
de serviços”. A tendência é a perda completa da credibilidade, por conseguinte,
da autonomia. Um dos exemplos mais clássicos disso são as chamadas “pesquisas
eleitorais”. Elas não deixam de ser pesquisas, mas, pelos interesses envolvidas
e as astronômicas quantias empregadas, perdem a credibilidade e caem no ridículo.
Quando se quer transformar a pesquisa produzida nas universidades em mera
prestação de serviços, corre-se o risco de a universidades deixarem de olhar
para a sociedade e passem a defender apenas os interesses dos patrões, os
patrocinadores das pesquisas. A universidade que faz “prestação de serviços”
corre o risco de deixar de servir à sociedade para servir meramente
financeiros, logo, particulares.
Visite também o Blog de
Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson
Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.