sábado, 22 de fevereiro de 2020

A pressão social sobre o indivíduo


Quando eu era criança pequena lá em Sena Madureira, parafraseando o mote de um humorista brasileiro, meu pai e minha mãe me ensinaram que a gente “não deve ligar para o que os outros pensam”. Nem vou dizer que eles estavam enganados. À época, era o que se acreditava. Ao longo da vida, porém, aprendi que na prática, a tese defendida por meus pais não vinga. O indivíduo recebe sim pressão social e, em muitos casos, molda-se por ela. Somos, também, resultado de o quê os outros pensam sobre nós. E, às vezes, regíamos não-apenas por nós e para nós, mas, para as pessoas que nos cercam. Grupos são fundamentais e nos moldam. Pensemos nisto, pois, ligamos sim para o que as pessoas pensam a respeito de nós.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.