quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Líder do ECOEM conquista bolsa do CNPq


O líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecossistemas Comunicacionais e as Tecnologias da Inteligência (ECOEM), professor Gilson Vieira Monteiro, do Campus Paulo Freire (CPF), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), conquistou uma Bolsa de Produtividade, Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (PQDT) no Edital 29/2019 do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram inscritas 633 propostas, selecionadas 208 enquanto 425 propostas não lograram êxito. O que significa conquistar uma bolsa de produtividade do CNPq? Significa reconhecimento do mérito científico e inovador do projeto, pelos pares, como um dos melhores pesquisadores da área no País! Para o professor Gilson Monteiro, além deste mérito, significa que a hipótese teórico-metodológica dos Ecossistemas Comunicacionais e da cartografia do acaso, por ele trabalhada desde 2008, ganha, cada vez mais, respeito dos seus pares no Brasil ao mesmo tempo que abre espaço para o reconhecimento internacional. O professor Doriedson Alves de Almeida, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), ressalta o lado política da conquista de uma bolsa destas no cenário atual do país: “Em tempos de cortes e ataques sistêmico às finanças e estrutura orçamentária do sistema público de financiamento a pesquisa extensão brasileiro, em curso há aproximado 03 anos, lograr sucesso ao concorrer com mais de 600 pares a uma bolsa de produtividade em pesquisa é algo que merece ser festejado para além do mérito e competência no desenvolvimento das atividades acadêmicas. Digo isso não apenas por conhecer parte da exitosa e combativa trajetória do professor Gilson Monteiro no sistema universitário brasileiro. Falo, também, por acompanhar o desmonte do sistema CAPES/CNPQ iniciado em paralelo a ação policialesco midiática e jurídica denominada "lava jato" e o seu efeito perverso para o desenvolvimento e soberania nacional.”

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.