domingo, 9 de fevereiro de 2020

Repetição gera aprendizado?


Há uma crença de que a repetição, em Educação, gera aprendizado. Pode ser que sim, pode ser que não. Depende muito da área e de o quê se quer ensinar. Ou aprender. Sempre que trato deste assunto, em sala-de-aula, cito uma piada relacionada ao tema. Reza a lenda que uma professora de Língua Portuguesa ficou irritada com um estudante que falava “cabeu” ao invés de “coube”. Mandou que o menino escrevesse cem vezes a palavra “coube”. Terminada a tarefa, a professora foi contar se realmente constavam as cem vezes. Só encontrou noventa e nove. Irritada, chamou o garoto e perguntou por que ele não escreveu as cem vezes que ela pediu. E ele: “não cabeu, professora”! Moral da história: repetição nem sempre gera aprendizado.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.