quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

EAD não é retransmissão


Dias desses, vi uma entrevista do técnico da Sociedade Esportiva Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, na qual ele apresentava a Educação à Distância (EAD) como a grande possibilidade de inovação para o futebol brasileiro. Segundo ele, nos clubes, os jogadores poderiam receber aulas de uma Língua Estrangeira, via EAD. Com isso, seriam melhores jogadores porque estariam preparados em um novo idioma. Em tese, o técnico está correto, na prática, EAD não é, apenas, a retransmissão de informações. Não se pode transformar a EAD na antiga “educação bancária” tão criticada por Paulo Freire, por exemplo. Querer que as pessoas sejam capacitadas apenas com a retransmissão é transformar estudantes em repositórios de informações. A continuar nesta direção, a EAD será transformada em fracasso pleno no Brasil.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.