sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Dedicação e comprometimento são essenciais


Qual a receita (se é que há receita) para que o estudante (ou a estudante) obtenha êxito na vida escolar, no que ousei chamar de “processo de aquisição de conhecimentos”? Não há “receita de bolo”. Muito menos, qualquer relação com a idade. Há sim, algo que é infalível e não se relaciona diretamente com quem ministra as disciplinas ou componentes: dedicação e comprometimento. Se o estudante ou a estudante enfrentarem as atividades comprometidos e dedicados, as chances de sucesso são bem-maiores. Sem contar que quando se é comprometido, o reconhecimento de quem avalia (os professores e professoras) é imediato. É falaciosa, no fundo, maldosa, a ideia de que professores e professoras avaliam os estudantes pela “proximidade” ou “amizade”. Primeiro que não se avalia o estudante, mas, o trabalho produzido. Segundo, além do trabalho, avalia-se a dedicação e o comprometimento de quem faz. Qualquer outro tipo de alegação não passa de choro de quem é irresponsável e descomprometido.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.