quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Lições de uma eliminação


Sempre que posso, nas minhas aulas, uso o futebol como metáfora da vida. Ontem, pela Copa do Brasil, o River do Piauí, enfrentou o Bahia, em casa. Antes do jogo, todos os comentarias esportivos davam como favas contadas a classificação do Bahia, que, pelas regras da competição, tinha a vantagem do empate. Sabem o que aconteceu, meus caros leitores e leitoras? Nos acréscimos do jogo, em uma falha clamorosa do goleiro do Bahia, quem se classificou foi o River do Piauí. Para essas situações, “o filósofo do futebol”, Neném Prancha, tinha uma máxima: “o jogo só termina quando acaba”. Aparentemente redundante, o time do Bahia e seus torcedores terão de amargar a eliminação é aprender com ela. Nós também. Enquanto vida houver, nunca se entregue: lute! A vitória é sempre uma possibilidade até nos acréscimos. Por mais que o seu objetivo seja aparentemente inatingível, só sua crença vitória será capaz de fazer com que venças.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.