terça-feira, 13 de maio de 2014

A Abertura dos Portos na Educação

É urgente que façamos uma espécie de "Abertura dos Portos" na Educação. Enquanto, na indústria, abrirmos o mercado para o capital internacional, na Educação, temos uma das mais fechadas possibilidades de interações. E, isso tudo, para manter a reserva de mercado de categorias profissionais que, em determinadas áreas, mandam mais na carreira profissional que o próprio Ministério da Educação (MEC). Médicos e Odontólogos, por exemplo, determinam até a carga horária dos cursos de especialização e da residência médica. Para além desses, Advogados determinam até o exercício profissional ou não, independentemente de serem devidamente formados pelas universidades brasileiras. Com isso, há uma reação corporativista ao processo de internacionalização. É preciso enfrentar as corporações ou teremos sempre um discurso atrasado contra a internacionalização que esconde, no fundo, os interesses de algumas corporações profissionais. Nada a mais que isso!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 12/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.