segunda-feira, 26 de maio de 2014

O ENEM e os cursos menos concorridos

O uso indiscriminado das notas dos Enxame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pela universidades brasileiras provou dois fenômenos que merecem ser melhor estudados: um intenso rodízio de estudantes nos cursos menos concorridos e um atraso no fechamento das turmas que provoca problemas didáticos para professores e estudantes. Como existem infinitas filas eletrônicas para o preenchimento das vagas, novos estudantes são incorporados às turmas existentes até quase o final do período letivo. Rigorosamente, estão reprovados por falta. Logo, são sérios candidatos ao famigerado jubilamento. Relativamente aos cursos menos concorridos, passaram a funcionar como uma espécie de pré-vestibular para quem não consegue aprovação nos cursos que deseja. No ano seguinte, fazem novo ENEM. Caso sejam aprovados nos cursos que desejam, abandonam o curso anterior. Parece ser claro, portanto, que esses dois movimentos devem ser melhor estudados.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.