O
uso indiscriminado das notas dos Enxame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pela
universidades brasileiras provou dois fenômenos que merecem ser melhor estudados:
um intenso rodízio de estudantes nos cursos menos concorridos e um atraso no
fechamento das turmas que provoca problemas didáticos para professores e
estudantes. Como existem infinitas filas eletrônicas para o preenchimento das
vagas, novos estudantes são incorporados às turmas existentes até quase o final
do período letivo. Rigorosamente, estão reprovados por falta. Logo, são sérios
candidatos ao famigerado jubilamento. Relativamente aos cursos menos concorridos,
passaram a funcionar como uma espécie de pré-vestibular para quem não consegue
aprovação nos cursos que deseja. No ano seguinte, fazem novo ENEM. Caso sejam
aprovados nos cursos que desejam, abandonam o curso anterior. Parece ser claro,
portanto, que esses dois movimentos devem ser melhor estudados.
Visite
também o Blog Gilson Monteiro Em Toques
e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou
encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.