quinta-feira, 22 de maio de 2014

A interiorização da Pós-graduação no Amazonas

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) e Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA) estão em fase final de negociação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) para iniciarem uma parceria cujo objetivo é levar turmas de Pós-graduação dos Programas de Pós-graduação existentes nas quatros instituições na capital para os municípios do interior do Amazonas nas quais as instituições tenham Campi ou polos. A interiorização da Pós no Estado começou com a UFAM, com os chamados Mestrados e Doutorados Intrainstitucional. Turmas foram oferecidas em Benjamin Constant e Parintins. A segunda fase passou a ocorrer este ano, quando a UFAM ampliou internamente o número de possibilidades de cursos serem ofertados em Parintins, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Benjamin Constant. A terceira fase se consolidará com a parceria a ser firmada e o apoio da Fapeam a fim de que a oferta de Programas de Pós-graduação seja ampliada para a comunidade de estudantes do interior do Estado. Na UFAM a meta é que até julho de 2017 seja ofertadas 30 vagas de Mestrado e 15 de Doutorado em cada um dos polos, o que dará um total de 150 vagas de Mestrado e 75 de Doutorado. As demais instituições estabelecerão metas próprias dentro do Programa de Interiorização da Pós-graduação do Amazonas a ser apoiado pela Fapeam e pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTi)


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.