domingo, 4 de maio de 2014

O excessivo tempo em sala de aula

A Educação brasileira, em todos os níveis, tem uma característica que não existe hoje em nenhum país desenvolvido: o excessivo tempo em sala de aula. Essa, talvez, seja a maior revolução que tenhamos de fazer na Educação do País: reduzir o tempo de sala de aula, aumentar o tempo de estudo e repensar o papel do professor. Assim, vejo poucas saídas para tentarmos modificar a Educação que não passem por discutirmos e modificarmos completamente o tempo dos professores em sala de aula. Isso faria com que mudássemos a perspectiva do olhar sobre o que é, efetivamente, estudo. E, por fim, o papel do professor, que deixará de ser o "senhor dos saberes" e passará a ser um estimulador do processo de aprendizagem e da troca de conhecimento. Vale pensarmos sobre o assunto!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 02/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.