sábado, 6 de dezembro de 2014

A generosidade em pesquisa

A cada dia fico mais convencido de que a tese defendida por Maria Luíza Cardinale Baptista de que devemos ser mais generosos com os nossos leitores não se aplica, apenas, ao texto científico. Penso que é fundamental que a generosidade seja básica em pesquisa. Para que nós, os pesquisadores e pesquisadoras, sejamos mais generosos com os colegas e, principalmente, com a sociedade. A ciência não pode ser o clube dos gênios intocáveis. Muito menos, se deve considerar que o lugar da ciência é a universidade. Enquanto assim pensarmos, manteremos a aura de um saber que se autodefine como extremamente diferente dos demais saberes a ponto de se considerar único. Mas, ao mesmo tempo, corre o risco de ser um saber que fala pra si e entre si.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.