domingo, 14 de dezembro de 2014

Fazer jornal não é jornalismo

Tenho dito: há uma diferença abissal entre fazer jornal e fazer jornalismo. Fazer jornal, Impresso, no Rádio ou na Televisão, é tarefa das mais simples. Principalmente o "fazer jornal" que hoje se cobra do jornalista. Praticar o jornalismo, no entanto, vai muito além do ato de fazer o jornal. É uma opção de vida. Quem escolhe ser jornalista faz uma opção preferencial pela investigação profunda, por desvendar "mistérios", inclusive dos políticos e de quem ocupa o poder. Infelizmente, o que vejo hoje, no Brasil, é a Controladoria Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) exercendo o papel que seria dos jornalistas. Os jornalistas, digamos, desta nova era do jornalismo, limitam-se a "ter acesso exclusivo aos relatórios do CGU ou da PF". Ao que parece, mais vale ter boa relação com os delegados e ministros do que investigar. Em suma, o jornalismo brasileiro vive uma das maiores crises dos últimos anos. Talvez porque está mais do que na hora de entender que fazer jornal, nem sempre, é jornalismo.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 13/12/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.