quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A presunção da melhor avaliação

Nós, os cientistas e pesquisadores, temos a petulância em pregar aos quatros cantos que temos o melhor sistema de avaliação "nunca d´antes visto na história deste planeta": a avaliação pelos pares. E, todas as vezes que é posta à prova, a tão propagada avaliação de qualidade não passa pela prova dos nove. Agora, circula pela Internet a notícia de que um "artigo científico" assinado Maggie Simpson fora aceito por uma dessas revistas científicas que se tornaram chiques pelo fato de cobrarem para publicar artigos. A impostura revelada pelo engenheiro norte americano Alex Smolyanitsky, ao expor os critérios duvidosos de revistas que cobram por artigos que publicam, lembra o que fizeram os físicos Alan Sokal e Jean Bricmont. Em 1998, o livro "Imposturas Intelectuais" no qual criticavam autores pós-modernos. E o livro foi motivado por um artigo publicado em 1996, em uma "revista científica" chamada Social Text. Sokal dizia defender o relativismo, por isso, escrevia sem rigor. Na verdade, o texto não passava de uma colagem de frases e parágrafos sem nexo. A história, mais uma vez, se repete como tragédia.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.