segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O foco da universidade pública brasileira

Fico a me perguntar se não chegou a hora de a universidade brasileira resolver um eterno dilema: ela existe para formar para o mercado ou para a vida? Ainda que a resposta seja para o mercado, acredito sobrar outro dilema: é para o mercado da ciência ou para o mercado das profissões? Não me parece possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. E isso fica evidente quando se tem de responder, exatamente, as duas perguntas aqui levantadas. Uma universidade cujo foco seja a formação para o mercado da ciência é aquela que forma pesquisadores, iniciados na ciência desde os primeiros anos. É uma instituição que busca, nitidamente, encontrar talentos para a pesquisa e para o desenvolvimento científico e tecnológico do País. Na outra ponta, ficam as que forma para o mercado das profissões, ou seja, formam profissionais para o exercício da profissão. E formar para o exercício da profissão não requer que o profissional, necessariamente, seja pesquisador, seja cientista. A instituição pública que não resolver este dilema terá sempre prejudicadas quaisquer tentativas de fazer planejamento estratégico, algo típico de empresas privadas. E, ainda que não faça planejamento estratégico, terá de resolver o dilema se quiser voltar o olhar para o futuro.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 14/12/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.