O tema é recorrente.
Qualquer discussão que se trave com estudantes, seja do nível de graduação,
seja de Pós-graduação, a questão sempre à tona: a educação não deveria ser
centra no estudante? Professores e professoras mais tradicionais argumentam que
o estudante não tem autonomia nem preparo para escolher o que vai (ou deve)
estudar. Está, no entanto, é, exatamente, a centralidade do problema. Nós,
professores e professoras, ainda não conseguimos nos libertar da velha e
carcomida pecha de que “sabemos tudo”, inclusive, escolher o que o estudante
deve ou não aprender. Na graduação o argumento, talvez, até se sustente em
alguma situação. Na Pós-graduação, não! O projeto de pesquisa tem de ser do
estudante, de quem vai pesquisar, e não do orientador. Em não sendo assim, mais
uma vez, se comete o absurdo de centrar a aprendizagem no professor (ou na
professora). Grave equívoco que impede a efetiva implementação da autonomia
pedagógica dos estudantes e das universidades.
Visite também o Blog
Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog
do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.