quinta-feira, 23 de abril de 2015

A educação centrada no professor

O tema é recorrente. Qualquer discussão que se trave com estudantes, seja do nível de graduação, seja de Pós-graduação, a questão sempre à tona: a educação não deveria ser centra no estudante? Professores e professoras mais tradicionais argumentam que o estudante não tem autonomia nem preparo para escolher o que vai (ou deve) estudar. Está, no entanto, é, exatamente, a centralidade do problema. Nós, professores e professoras, ainda não conseguimos nos libertar da velha e carcomida pecha de que “sabemos tudo”, inclusive, escolher o que o estudante deve ou não aprender. Na graduação o argumento, talvez, até se sustente em alguma situação. Na Pós-graduação, não! O projeto de pesquisa tem de ser do estudante, de quem vai pesquisar, e não do orientador. Em não sendo assim, mais uma vez, se comete o absurdo de centrar a aprendizagem no professor (ou na professora). Grave equívoco que impede a efetiva implementação da autonomia pedagógica dos estudantes e das universidades.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.