domingo, 5 de abril de 2015

Seres de muita luz

Há uma crença na Educação brasileira de que aluno significa a=sem e luno=zu, portanto, um ser sem luz. A conclusão só faz sentido quando se toma a origem do termo, sem se fazer correlação com a etimologia. Aluno vem do Latim “Alumnus”, que significa, de acordo com o Dicionário Hauaiss, "criança de peito, lactente, menino, aluno, discípulo". Por outro lado, é derivado do verbo alére, que, de acordo com o mesmo dicionário, significa "fazer aumentar, crescer, desenvolver, nutrir, alimentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer etc”. Alunos, portanto, são seres de muita luz. No entanto, creio que o termo mais exato para ser usado, principalmente na Educação Superior, é estudante, aquele que se dedica à apreensão de conhecimento sobre determinada ciência, disciplina ou arte. Muitos usam um termo pelo outro, como se fossem permutáveis. Entendo que não o são. Defendo, portanto, principalmente em se tratando da Pós-graduação, que o termo mais exato, e não o mais correto, seja estudante.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.