quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Até o Mestrado Profissional poderá ser pago

A prevalecer, digamos, “o andar da carruagem”, até os cursos de Mestrado Profissional poderão ser liberados para a cobrança de mensalidades pelas universidades públicas. A PEC 395/14, em tramitação na Câmara dos Deputados, “especifica que o ensino superior na rede pública será gratuito apenas nos cursos regulares de graduação, mestrado e doutorado.” Com a especificação claramente definida, o objetivo da Câmara é excluir do princípio constitucional da gratuidade do ensino os cursos de extensão universitária e aperfeiçoamento. Não será de se estranhar, porém, que o Mestrado Profissional também seja tipificado e passe a ser admissível a cobrança de mensalidades para a oferta destes tipos de cursos. Ao que tudo indica, amanhã, dia 24, a matéria será examinada em plenário. Por enquanto, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já aprovou o que foi proposto.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.