terça-feira, 24 de maio de 2016

O salto na Educação brasileira

O grande salto que a Educação brasileira não será alcançado apenas com discurso. É preciso, acima de tudo, ser fomentado a partir de práticas democráticas que não sejam meros arremedos de artigos contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Dizer, por exemplo, “que educamos para a liberdade” não pode ser só “conversa para ninar bois”. Educar para a liberdade é criar condições para que o estudante exercite a autonomia. Mas, o estudante não exercita a autonomia se não tiver sido educado para a autonomia desde a família. Trata-se de um processo que envolve família, escola e sociedade Todos com uma opção pela democracia, pelo exercício da autonomia, “desde sempre”. Em assim não sendo, teremos uma sociedade doente e sem condições de dar o salto que a sociedade precisa.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.