terça-feira, 10 de maio de 2016

Uma alucinação chamada Belchior

Já escrevi antes sobre um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira (MPB), cujo nome de batismo é Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, mas, conhecido apenas como Belchior. Ele não é grande só no nome. Lançou um disco chamado “Alucinação, em 1976, que completa 40 anos em 2016, impressionantemente tão atual, que parece ter sido composto para os dias de hoje. Belchior talvez seja uma daquelas alucinações que a vida nos prega. Grande no nome de batismo e na criatividade, foi engolido pela máquina capitalista do consumo, afundou-se em dívidas e sumiu. Talvez esteja, de longe, acompanhando o "quadro que dói mais" atual. As notícias atuais sobre ele são sempre preconceituosas. São, porém, incapazes de embotar a sua genialidade. Perdemos muito com o teu isolamento. A “alucinação” que tiveste há 40 anos mais parece uma premonição. E o Brasil que aguente tempos tão sombrios! E nós, amantes da boa música, da Arte, que sejamos obrigados a conviver com este teu exílio particular. As dívidas engoliram você e o País. Mas, manteremos a nossa alucinação, a nossa utopia de sonhar com uma sociedade mais justa e mais humana. Nenhum tipo de golpe mantará nossos sonhos!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.