domingo, 1 de maio de 2016

Bases para uma Educação de qualidade

Educação com base no respeito ao outro e nos princípios decisórios coletivos não se aprende na escola. Vem do núcleo familiar, das amizades, da convivência em grupo. A ideia de que a “educação libertadora” pode ocorrer na escola não se sustenta. Por mais que se tente, é o processo de formação dos valores que fortalece o indivíduo. E quando no núcleo de formação se aprende que a cretinice é o valor, o País inteiro é capaz de aprovar, com palmas, um espetáculo dantesco como o foi a votação do impeachment na Câmara dos Deputados, dia 17 de abril de 2016. Uma educação de qualidade se demonstra permanentemente se tiver raízes em uma convivência respeitosa. Quando, cretinamente, emissoras de TV, jornais, rádios e jornalistas manipulam pessoas com base em meias-verdades, não há escola que seja capaz de mudar as pessoas. Uma escola diferente só ocorrerá quando a própria sociedade for diferente e respeitar as diferenças.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.