sábado, 30 de abril de 2016

O estado mínimo na Educação

Não sejamos ingênuos: a política de o estado mínimo na Educação foi implementada com mais força nos dois primeiros governos de Fernando Henrique Cardoso. E, ninguém se engane, não me canso de dizer, foi refinada, nos dois primeiros governos de Luiz Inácio Lula da Silva e perdeu um pouco o rumo no primeiro governo Dilma Rousseff (PT). Nem se pode falar de qualquer política no segundo governo Rousseff porque nem existiu. A Reforma Universitária que transfere para a iniciativa privada atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão, no entanto, paulatinamente vem sendo tocada. E só não se dá conta disto que não quer. Aso poucos, no entanto, o Estado sai da prestação de serviços educacionais e transfere a tarefa para a iniciativa privada em todos os níveis. O anúncio de que em um possível governo Michel Temer haverá a privatização dos Ensinos Superior e Médio é película com data vencida. O que se terá, muito provavelmente, é o acirramento da politica de transferência de atividades da iniciativa pública para a iniciativa privada. O marco legal todo está pronto para este movimento. Basta a orquestra começar a tocar.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.