sexta-feira, 29 de abril de 2016

Um cutelo na Educação Superior

Agora dá para entender perfeitamente o porquê de a A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) ter publicado, dia 26 e abril de 2016, Nota Pública em defesa da Educação e da democracia como princípios constitucionais intitulada “A democracia e a educação pública são princípios constitucionais”, que reproduzimos à íntegra, ontem, neste mesmo espaço. Caso assuma a Presidência, algo que é muito provável ocorrer, partirá com um cutelo à mão para cima das universidades públicas federais com uma sinalização forte: a da privatização. Promete acabar com o Ciências sem Fronteiras, o PRONATEC, as bolsas de Pós-graduação e, até mesmo, mexer na política de ações afirmativas. Conheço muito professora e muita professora de universidade pública federal que botou “verde-amarelo CBF e foi às ruas” que, não demora, começará a chorar sangue. A universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada que tanto lutamos e defendemos, dará os últimos suspiros. O sistema será paulatinamente transferido para a iniciativa privada, como já o fez o Governo do PSDB em tempos idos (e, convenhamos, o PT também ajudou a fomentar, e muito, com o uso de recursos públicos). O desmonte de Educação Superior brasileira, retardado nos Governos do PT, ganhará celeridade. É só esperar para ver!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.