terça-feira, 19 de abril de 2016

Quando a notícia é o cuspe

O episódio da votação da admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) deixou claro que não é apenas a Câmara dos Deputados que se nos apresenta como um depósito dos restos de dignidade: a mídia deste País, de modo geral e com raríssimas exceções, é um lixo. O voto o deputado federal Jair Messes Bolsonaro (PSC-RJ) foi uma sofisticada tentativa, com êxito, de fazer Dilma Rousseff lembrar dos anos de chumba da ditadura. Foi uma clara apologia, que ele faz sempre, à tortura e ao torturador. Mas sabem o que a Mídia deste País destacou, leitores e leitores? A cusparada do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), que reagiu como qualquer ser humano quando é humilhado e atacado, e nem acertou em Bolsonaro. E escondeu que o próprio filho de Bolsonaro cuspira antes em Jean Wyllys. O que talvez fosse mote para um jornal sensacionalista, “A Batalha do cuspe”, transformou em manchete “o cuspe de Jean Wyllys”. Leiam um relato de o que ocorrera no Palácio do Planalto: “...Dilma apertou as mãos nos braços da cadeira em que estava sentada e ouviu o deputado dedicar seu voto a favor do impeachment: "Pela memória do coronel Carlos Aberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff".” Pasmem, leitores e leitoras, a Mídia considerou tudo isso “muito natural”. Quando, em um caso destes, a notícia é o cuspe, nós, os professores e professoras de jornalismo, enterramos a cabeça na terra e vamos concorrer com os avestruzes de tanta vergonha.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.