quinta-feira, 16 de junho de 2016

A Ciência muda o mundo

Às vezes somos levados a crer, erroneamente, que só a Ciência Aplicada é capaz de mudar o mundo, melhorar a vida das pessoas. Caso praticássemos o pensar científico dia após dia, certamente, o mundo seria melhor. O que nos diz a Ciência? Evidências não são provas, são, no máximo, evidências. Podem gerar questões ou hipóteses de pesquisa, porém, devem ser provadas. E quando falo de provadas, com provas cabais e irrefutáveis. Qual o maior combustível para as fofocas, para se ficar em um exemplo? No máximo, evidências. O fofoqueiro observa uma evidência e sai a espalhá-la como se fosse verdade absoluta. O cientista, ou, pelo menos, quem pensa cientificamente, desconfia. Sai em busca de provas, pois, sem provas, não pode acusar ninguém, assim como não pode concluir nenhum trabalho científico. Até o pensar científico, portanto, é capaz de mudar o mundo. Desde que, enquanto tivermos apenas evidências, nós, os seres ditos humanos, não deveríamos difundir nenhuma fofoca. Quando, efetivamente, usarmos o verbo convencer no sentido mais restrito da palavra, passaremos a praticar o pensamento científico diariamente. O mundo melhor agradecerá!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.